cuidados

VÍDEO: bombeiros explicam como proceder em caso de engasgamento de crianças

Laiz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Bombeiros que atenderam a ocorrência de engasgamento de recém nascido. Sd. Dos Anjos (a partir da esq.), Sd. Marafiga e Sgt. Santana

No último sábado, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria, atendeu uma ocorrência de salvamento de um recém-nascido, vítima de engasgamento. A atuação rápida da equipe e a ação imediata dos pais da criança foram fatores que ajudaram na situação. O trio que atuou no salvamento conta como foi a situação e, ainda, dá dicas de como proceder em casos semelhantes. 


Segundo o Sargento Carlos Alberto Martins Santana, que atua há mais 30 anos como bombeiro, o primeiro passo a fazer é acalmar a pessoa que está ligando para que as instruções possam ser repassadas. Ele explica que, infelizmente, durante a madrugada o regimento atende muitos trotes:

- Há muitas ligações que são trotes, então é preciso ter cautela no atendimento.

Motociclista fica ferido em acidente com caminhão do lixo

Foi o caso do último final de semana quando atendeu o pai do bebê ao telefone: após ser informado que a família mora no sétimo andar, Santana pediu para o pai descesse com a criança e esperasse em frente ao prédio, para a equipe otimizar o tempo. Quando os outros bombeiros chegaram ao local, a família já esperava com a criança do lado de fora do prédio. Nesse momento o soldado Lucas Cecchin Marafiga pegou o recém-nascido, colocando-o no antebraço para o atendimento inicial:

-  A criança estava imóvel, quando peguei ela para fazer a avaliação e iniciar as manobras de desengasgo, ela veio a tossir e depois veio a chorar - explica Marafiga.

Fumaça de incêndios na Austrália pode chegar em Santa Maria

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Nesse mesmo dia, o soldado Elvis dos Anjos Silva, atendeu a ocorrência junto com Marafiga. Ele relembra que quando ouviram a criança chorar se sentiram aliviados e contentes por ver que a criança estava bem. No vídeo abaixo, veja os três relembrando o caso. Os profissionais ainda dão dicas de como agir em casos de engasgamento: 

Ao final do atendimento, a criança foi levada para o hospital, para uma avaliação médica, praxe em casos assim.

Os bombeiros explicam que para crianças de até doze anos, a manobra de Heimlich (nome do procedimento) é aplicada de maneira diferente de adultos. 

COMO AGIR
O Corpo de Bombeiros alerta que para usar os dedos para ajudar no desengasgamento, é preciso que o corpo estranho possa ser visualizado pela boca e que se consiga retirar com os dedos em forma de pinça, caso contrário o objeto poderá descer e obstruir ainda mais as vias respiratórias. Para identificar o engasgamento é preciso ficar atento aos sinais:

  • Face de choro sem som
  • Lábios e extremidades arroxeadas
  • Face vermelha

VÍDEO: assistente social mantém casa de apoio para pacientes e familiares em Santa Maria

Eles contam que quando as crianças estão na chamada fase oral (bebês que levam objetos à boca), o cuidado precisa ser redobrado. Para evitar acidentes como engasgamento, é importante se certificar que a criança arrotou após a amamentação, cuidar a posição que a criança está dormindo, não deixar ao alcance delas objetos pequenos, como moedas, e evitar dar brinquedos em que peças possam ser engolidas.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros em 2018, sete ocorrências foram atendidas referentes à obstrução de via aérea por corpo estranho, sendo uma com óbito, e em 2019 houveram duas chamadas. 

O que bombou no Youtube, Spotify e Netflix em 2019

O Corpo de Bombeiros afirma que é muito importante entrar em contato pelo 193, para que o bombeiro telefonista passe as primeiras instruções enquanto uma equipe vai até o local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois trechos da Avenida Presidente Vargas estão em meia pista Anterior

Dois trechos da Avenida Presidente Vargas estão em meia pista

Próximo

Fumaça de incêndios na Austrália passa por Santa Maria na tarde desta terça

Geral